Todo mês, a Equipe de Curadoria da Leiturinha analisa e escolhe as melhores obras infantis para cada fase de desenvolvimento dos pequenos, de acordo com seis categorias de leitura:
1. Leitor de Berço
Principais estímulos: Sensações, Vínculos, Coordenação Motora.
Tipos de livros: Livros de pano, banho e cartonados, com material reforçado, repletos de interatividade, para leitura compartilhada.
2. Leitor Brincante
Principais estímulos: Primeiras palavras, Descobertas, Rotina.
Tipos de livros: Livros-brinquedo, cartonados, em material resistente, interativos com rimas e pequenas narrativas para a leitura compartilhada.
3. Pré-Leitor
Principais estímulos: Identidade, Socialização, Faz de conta.
Tipos de livros: Livros em materiais diversificados, com ilustrações vivas e textos imaginativos para a leitura compartilhada.
4. Leitor Iniciante
Principais estímulos: Alfabetização, Criatividade, Curiosidade.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com narrativas mais elaboradas, que auxiliam no processo de alfabetização e autonomia.
5. Leitor em Processo
Principais estímulos: Autonomia, Criticidade, Moral e ética.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com enredos que possibilitam a interpretação de imagens e palavras, com o auxílio de um mediador.
6. Leitor Fluente
Principais estímulos: Regras, Resolução de conflitos, Cooperação.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com textos que exercitem a fluência de leitura e que possibilitam uma leitura mais autônoma e crítica, estimulando o debate de ideias.
7. Leitor Crítico
Principais estímulos: Operações mentais complexas, Lógica, Autonomia.
Tipos de livros: Livros com capítulos, séries e obras com maior volume de texto, expandindo a diversidade de gêneros, como aventura, suspense, terror, ação.
Nosso grande propósito é entregar às famílias o que há de melhor em literatura infantil, tornando a experiência com a leitura cada vez mais incrível durante o crescimento dos pequenos!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.